A LITURGIA COMUM do DRJ - Anexo do Estudo 1
Informações úteis que ajudam a participar do culto luterano.*


3. O altar em posição central como o crucifixo, normalmente em um plano elevado, é a mesa onde Jesus Cristo com seu corpo e sangue, sob os elementos visíveis da Santa Ceia, se faz presente para nós. Toalhas limpas, paramentos trabalhados e nas cores litúrgicas, flores e velas querem destacar este lugar onde Deus marca a sua presença real no sacramento e de onde ele nos assegura o perdão dos pecados. Quando encontramos no altar também a Escritura Sagrada, somos lembrados da importância da Palavra de Deus para a fé da sua igreja.



7. As posições que tomamos durante o culto têm o seu significado:
A congregação rende culto a Deus: em pé - para glorificar a Deus, orar e testemunhar a fé; sentados - para receber a instrução da palavra, meditar sobre ela e aprofundá-la com o nosso cantar;
O oficiante / pastor: ao entrar para o culto pela “nave” da igreja evidencia que é pastor chamado da congregação e que os ministros de Cristo normalmente surgem de dentro do povo de Deus. Na hora da confissão ele ministra no mesmo nível da congregação para lembrar que também é pecador. Nos cantos (no primeiro banco da nave), na adoração e na oração ministra voltado para o altar, na mesma direção como os participantes do culto; ele não “virou as costas” para a comunidade! Esta impressão equivocada pode ser evitada quando o altar fica afastado da parede, que é uma antiga tradição litúrgica, de maneira que o oficiante possa ministrar atrás do altar, nos momentos de adoração, oração e celebração da Santa Ceia.
Quando o pastor está voltado para a congregação, saudando a congregação, oferecendo a Palavra de Deus, celebrando os sacramentos e abençoando a congregação, ele age como substituto de Cristo e em seu lugar (cf. Lc 10.16; Jo 20.21 e Apologia da CA Art. VII e VIII, pg. 182 do Livro de Concórdia).
8. O ajoelhar-se expressa humildade, arrependimento, respeito, adoração, entrega e consagração. É a posição recomendada para a confissão de pecados, para cerimônias de ordenação e instalação de ministros, para bênçãos especiais como confirmação e casamento. Há muitas congregações luteranas onde se recebe a Santa Ceia de joelhos ou onde a congregação se ajoelha na hora da consagração e durante o canto do “Ó cordeiro de Deus”. É recomendado, também, para as orações individuais, antes do culto ou depois da participação da Santa Ceia.
9. Traçar o sinal da cruz sobre pessoas, objetos e elementos é o símbolo da dedicação e consagração a Deus e da bênção do Deus Triúno. Lutero recomenda no catecismo fazer o sinal da cruz no início de nossas orações diárias. O sinal da cruz lembra o nosso batismo quando nos tornamos filhos e filhas de Deus e a nossa união com Cristo, crucificado por nós. Pelos ministros é usado regularmente no batismo, na absolvição, na Santa Ceia e na bênção. Como se faz o sinal da cruz? Quando é cada um sobre si mesmo, é da fronte ao peito, depois do lado direito para o lado esquerdo, podendo a mão pousar por um instante sobre o coração.



Além disso, as velas se consomem pelo fogo. Isso nos lembra de como nosso Salvador se sacrificou para nos redimir e de como nós devemos sacrificar-nos em servir ao nosso próximo. Lembra também que em todo o nosso agir devemos deixar brilhar a nossa luz “para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” Mt 5.16. O candelabro também é uma referência ao símbolo das igrejas do livro de Apocalipse (cf. Ap 1.20). O número de velas tem seu significado: uma vela = Deus Uno; duas velas = duas naturezas de Cristo (verdadeiro Deus e verdadeiro homem); três velas = a Trindade; sete velas = é ´número da igreja cristã (Deus – 3 e humanidade – 4).


15. As principais cores litúrgicas e seu significado e uso:
Branca: Pureza, vitória, alegria, paz, Cristo; a cor é usada nos grandes festas de Cristo: Natal, Epifania, Páscoa, Batismo e Ascensão de Cristo e Trindade;
Vermelha: fogo, fervor, sangue, Espírito Santo; a cor é usada para Pentecoste, festividades da igreja, ordenações , dias de mártires ;
Verde: vida, crescimento, natureza, criação, Deus Criador; a cor é usada nos domingos que enfatizam a ação e o crescimento da igreja (especialmente nos períodos após / de Pentecostes e Epifania).
Roxa ou violeta: humilhação, penitência e arrependimento; a cor é usada na Quaresma, é uma alternativa também para a época de Advento.
Azul: céu, esperança; a cor é usada da época de Advento. Quando a ênfase está na penitência e o arrependimento costuma-se usar a cora roxa.
Preta: ausência de cor, humilhação, tristeza, luto; a cor é usada na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.
16. A liturgia do Culto Luterano sugere que todos participem dele do início até o fim.
*Para uso interno no DRJ.
Para a composição deste anexo foram usadas varias fontes da Literatura e de Manuais sobre o Culto Luterano em Português e Alemão. Principais autores: David Karnopp; Friedrich Kalb; Gert Kelter; Oscar Lehenbauer; Ralph Bente.
K. H. G. Auel.
Anexo estudo 1
Ofício
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