sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Liturgia Distrito Rio de Janeiro

Há um ano o Distrito Rio de Janeiro, por iniciativa de seus pastores estudou a Liturgia Luterana. Foram três estudos no grupo de pastores e, então, foi criada uma comissão para continuar estudando o assunto e propor uma liturgia única ao DRJ (Distrito Rio de Janeiro).
Depois de muito estudo, reflexão e novos estudos, foi sugerida uma liturgia que, por decisão da assembleia distrital, deverá ser usada pelo menos uma vez por mês no distrito.
Esta liturgia também deveria servir por base para novas "ordens litúrgicas especiais", para evitar a multiplicação de modelos distintos e seguir certa ordem.
A primeira vez que a liturgia foi usada, na maioria das congregações, foi no fim de semana da Reforma.
O mesmo material já foi foi enviado a nossos líderes quanto à liturgia e, eles mesmos, como o Prof. Raul Blum, sugeriram a divulgação do material. E isto faço agora.

Introduzindo o uso da Liturgia
Para a implantação da Liturgia foram oferecidos materiais de estudos, elaborados pelo pastor emérito Hermann Auel. Tais estudos (4 estudos e 1 anexo) foram usados não simplesmente para introduzir uma "nova liturgia", mas para conhecer ou relembrar muitas características de nossa herança litúrgica.
Algo que foi constantemente enfatizado pelo autor dos estudos é que a liturgia não é do pastor e sim da comunidade. E não é o pastor que decide usar esta ou aquela, ou mudar conforme melhor lhe agrade, mas é algo de propriedade da Igreja.

Os estudos estarão neste blog em diretamente em posts, mas também em arquivos para baixar. A liturgia estará apenas em arquivos para baixar e imprimir para o uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!